sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mais uma "Feliz" sugestão - A ALIMENTAÇÃO

Já aflorei este assunto noutros post's mas nunca lhe dediquei um inteiro. Então cá vai.
Este é um assunto que está longe de ser consensual, seja no que diz respeito ás marcas de ração seja ao tipo de alimentação, seja ás quantidades, seja até ao número de refeições.
Vou então limitar-me a dar a minha humilde opinião.
Quanto a marcas eu costumo evitar aquelas que são feitas com o único propósito de o cão gostar. Falo das que são vendidas em supermercados e que normalmente até têm grandes investimentos em publicidade. Por princípio acho preferível, e isto é uma mera sugestão, que quando levar o seu amigo a primeira vez ao veterinário recolha a opinião dele.Sabemos que manter um cão a alimentar-se com "Purina", Hills", "Satisfaction", sei lá, pode ser bem dispendioso, por isso acho que no limite não haverá problema de misturar numa das refeições uma ração mais barata.
Quanto a cozinhar a comida do cão... conheço quem o faça e acreditem meus amigos que o valorizo bastante. Acho que é inclusive uma boa prática desde que saibamos o que estamos a fazer, por exemplo jamais utilizar sal, ter cuidado com ossos de galinha ou até com a temperatura a que lhes damos a comida. Mas fundamentalmente pode ser uma boa prática como recompensa e nunca como hábito. Isto por dois motivos essenciais: 1º porque as rações têm todos os complementos, cientificamente testados, que eles precisam ao passo que o "pitéu" que lhes preparamos normalmente é rico em muita coisa mas pobre em algumas outras que lhe fazem falta; 2º porque é muito mais complicado dosear a quantidade que lhes damos.
Quanto ao número de refeições, acho que todos deviam ter 3 refeições diárias, de manha, á hora de almoço e à hora de jantar. No entanto também defendo que o animal tem que se adaptar à nossa rotina pelo que duas refeições (de manhã e à noite) é perfeitamente aceitável, a não ser em cachorros que têm mesmo a necessidade de mais refeições. ATENÇÃO que falo na mesma quantidade de comida dividida por 2 ou 3 refeições e não, por exemplo, um copo de ração de cada vez, sejam 2 ou 3 refeições.
Finalmente uma dica: tendo em conta a importância de não comerem o que não devem, devem tentar mostrar sempre que a comida é VOSSA e não dele. Isto é, vocês é que lhe estão a dar. Daí ser benéfico, depois de deitarem a comida na taça dele, não o deixar comer imediatamente, ou, pior ainda deixa-lo definir o momento de comer, ou seja, porem a comida na taça para quando ele quiser ir comer. Neste cenário o cão vê a comida como dele e como nossa a obrigação de lha facultar e não como algo que com prazer retribui.
Acho que já me alonguei demasiado...
Qualquer coisa que me tenha escapado ou que não esteja claro não hesitem em comentar!!

Sem comentários:

Enviar um comentário