quinta-feira, 5 de maio de 2011

Os pelos de cão que se espalham pela casa

Sendo este um problema comum e que muitas vezes leva a que algumas pessoas optem por não ter um cão, quer por razões alérgicas quer por simples e justificados motivos de higiene e estética, aqui ficam algumas ideias relativas a esta questão.
Antes de mais importa deixar claro que todos os cães passam normalmente por duas mudanças de pelagem por ano, normalmente associadas à Primavera e ao Outono. A queda de pelo que falo será tanto mais significativa quanto mais frio for o clima de onde a raça provém. Isto porque como se compreenderá essas raças tendem a ter maior quantidade de pelo e mais camadas do mesmo.
Para além disto é normal que vão perdendo algum pelo fora destes períodos. Mas tudo o que nós considerarmos excessivo não deve ser desvalorizado. Por isso se verificarmos uma queda de pelo que nos pareça excessiva, alguma vermelhidão na pele, pequenas erupções cutâneas, pequenas crostas espalhadas pelo corpo, que o cão se coça constantemente, etc, a coisa mais imediata e sensata a fazer será levar o seu amigo ao veterinário que avaliará a situação e poderá aconselhar soluções ou tratar alguma patologia que de facto exista.

No entanto, há algumas questões a que devemos estar atentos. Aqui fica então uma lista de ideias que podem ajudar:

- a escolha da ração é absolutamente determinante. Muitas vezes optamos por rações mais baratas, o que se entende até pelo momento que o país atravessa, mas em alguns casos essa escolha revela-se ainda mais dispendiosa. Isto porque se ao preço da ração juntarmos a conta do veterinário para resolver estes problemas, mais valia investir logo de início numa boa ração.

- escovagens regulares essencialmente em raças de pelagem mais farta ou comprida na maioria dos casos minimiza muito este problema. Costumo de dizer que uma boa cardadeira faz milagres. Experimente algumas passagens no sentido inverso ao pelo (para remover os pelos mortos e que facilmente se soltam) e em seguida no sentido do pelo (para remover os pelos que entretanto se emaranhem e para dar mais brilho ao pelo);

- um bom banho dado regularmente e com produtos apropriados ajuda a manter o pelo saudável. A periodicidade desses banhos divide opiniões sendo que a mais comum é um banho por mês, mas há quem defenda outras ideias e a frequência quinzenal também recolhe muitos apoios. Nada como consultar o veterinário, por exemplo quando for vacinar o seu cão, porque ninguém melhor do que ele, em conjunto consigo, conhece o seu cão.

- finalmente, basta consultar a internet para encontrar dicas das mais variadas. Duas que me chamaram a atenção foram adicionar um fio de azeite à ração e cozer castanhas e dar uma refeição dessa natureza. ATENÇÃO QUE ESTAS DUAS DICAS NUNCA FORAM POR MIM TESTADAS pelo que sinceramente desconheço os seus resultados

Sem comentários:

Enviar um comentário