sexta-feira, 20 de maio de 2011

Coleiras estranguladoras

Caros amigos este é um assunto que me tem dado algumas dores de cabeça. Isto porque a ideia de estrangular o cão atormenta muitos donos pelo que os assusta de sobremaneira o uso deste tipo de coleiras.

Gostava antes de mais de deixar claro que falo de coleiras estranguladoras ou semi-estranguladoras e não de coleiras com espigões interiores ou algo similar porque de facto estas últimas também a mim me levantam algumas reticências.

Mas uma boa coleira estranguladora é uma óptima ajuda para trabalhar o nosso amigo e acima de tudo, está longe de ser uma “tortura” para o cão pelo que vou explicar em seguida.

Primeiro é uma inegável ajuda, visto que a coleira só aperta se o cão insistir em puxar. Se isto não acontecer as coleiras de estrangulamento andam mais largas do que as coleiras “normais”. Depois, após a necessária ambientação à nova realidade o cão tendencialmente entenderá que só pela sua atitude pode ficar estrangulado. Para isto uma sugestão muito simples: não deixem que a trela ganhe tensão, antecipem o comportamento e dêem pequenos puxões secos antes de a trela ficar completamente esticada porque é muitíssimo mais eficaz e evita que o cão se habitue a andar já com alguma pressão da coleira. Pode parecer estranho mas acontece algumas vezes.

Quanto ao conforto do cão, não será necessário socorrermo-nos de grandes conhecimentos anatómicos ou físicos para perceber o ponto de pressão da coleira. Vejamos, com uma coleira dita “normal”, quando o cão puxa ou quando o queremos puxar para junto de nós, o ponto de pressão no pescoço é simplesmente à frente. Já com as coleiras estranguladoras, essa energia é dissipada por todo o pescoço e liberta em seguida, pelo que os riscos diminuem substancialmente.

No entanto, uma questão muito importante… tal como em tudo às vezes o barato sai caro. É importante antes de comprar uma coleira estranguladora verificar se esta “corre” bem, ou seja, quando aplicada no cão, após apertar liberta imediatamente, caso contrário pode ser mesmo perigoso.

1 comentário:

  1. Boa tarde,


    Li o seu blog hoje pela primeira vez, andava à procura de informações sobre estranguladoras para cães de porte pequeno uma vez que vi um programa do César Millan onde ele disse que era a melhor forma de ensinar o cão, e eu simplesmente não sei onde encontrar essas estranguladoras. Encontrei o seu blog e achei muito interessante, pode ser até que me consiga ajudar com o problema que tenho com a minha cadela.

    Tenho uma cadela Podengo chamada Kika. Desde os dois meses de idade que ela está comigo, e hoje já tem 4 anos. é super meiguinha, mas desde que fez 3 anos o seu comportamento mudou em alguns aspectos.

    Quando ia à rua, era uma cadela que adorava brincar com os outros cães, até que um dia..pura e simplesmente deixou de deixar que se chegassem perto, rosnava e mostrava os dentes...
    Agora faz isso também até com as pessoas quando não as conhece. Às vezes até faz comigo e com o meu marido. Se ele está a dar festas e eu apareço e lhe dou uma festa ela mostra-me os dentes. o que não é normal.

    Comecei então a ser mais autoritária com ela. Quando íamos à rua, comecei a sair primeiro e a fazê-la sempre seguir-me. Levo-a a dar longos passeios mas não me parece que o seu comportamento tenha melhorado.

    Este natal o meu marido ofereceu-me o nosso cão de sonho. Uma labrador preta com dois meses. só que temos um problema com a Kika..ela não a deixa nem chegar perto sem lhe mostrar os dentes. Adorava saber se é possível resolver este comportamento! como é que eu posso ajudar a kika a dar-se bem com outros cães e não mostrar os dentes.

    Agradeço desde já toda a atenção dispensada.

    Melhores Cumprimentos,
    Rossana Rebelo

    ResponderEliminar