terça-feira, 7 de junho de 2011

Escovagem

Como em muitos casos as opiniões variam pelo que me oriento pela maioria e pelo que a minha experiência reforça.

Neste sentido, os cães de pelo longo deveriam ser escovados diariamente e os de pelo curto nunca menos de uma vez por semana. Todos sabemos a dificuldade de inserir mais uma rotina nas nossas vidas cada vez mais preenchidas, mas os benefícios são tantos que vale a pena pensar nisso.

Comecemos então por aqui. O primeiro e mais visível ganho é a quantidade de pelo que deixa de se espalhar pela casa. A escovagem permite apanhar os pelos mortos ou os que estão em vias de se desprender. Em seguida é sem dúvida uma óptima maneira de irmos aferindo da saúde do nosso amigo. Se ao escovar repararmos em vermelhidão estranha, zonas em que o pelo cai em quantidade substancial, devemos procurar um veterinário, (excepto nas alturas do ano em que esta última poderá ser normal)para não falar em carraças, pulgas ou outros parasitas que possam aparecer entre desparasitações.

Existem ainda várias opiniões que defendem que este processo ajuda a manter o cão calmo e com níveis de stress controlados, evitando que faça estragos em casa ou demonstre agressividade.

Depois há o nosso lado, não é à toa que escovar cães é uma actividade tida como relaxante e como tal usada em várias terapias.

Há uma diversidade enorme de produtos no mercado. Eu tenho algumas preferências mas sinceramente depende do cão e do pelo por isso nada como conhecerem o vosso cão e escolher o produto adequado.

Para os cães com tendência a ficar com o pelo emaranhado, há também uns “spray” que ajudam.

É natural que o cão a princípio estranhe, daí a importância da sua atitude. Mantenha-se calmo como se fosse simplesmente dar festas, deixe-o cheirar mas NÃO MORDER. Comece por escovar pequenas partes do corpo, não é preciso que na primeira vez escove o cão todo. Deixe que se habitue aos poucos e nunca comece pelas patas porque para além de serem zonas particularmente sensíveis podem sentir-se presos e ficarem stressados sem necessidade. Esta forma progressiva de escovar é tanto mais importante quanto mais dominante for o cão.

No caso de ter vários cães, o ideal será começar pelo mais dominante.

É importante também fazer uma correcta higienização e desinfecção da cardadeira, porque evita que surjam fungos e no caso de ser usada em mais que um cão, evita que estes fungos ou mesmo patologias dermatológicas se contagiem.

Quanto à escovagem em si, comece por escovar no sentido do pelo durante uns minutos, depois no sentido contrário e novamente no sentido do pelo.

Não se esqueça de recompensar no final nem que seja com uma boa brincadeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário